Sucesso mundial de Teló e PSY pode decretar os novos rumos do mercado

O sucesso global do brasileiro Michel Teló e do sul-coreano PSY simboliza uma ruptura nos paradigmas da indústria fonográfica. De acordo com um estudo da “Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI)”, a popularidade mundial das músicas “Ai Se Eu te Pego” e “Gangnam Style” é motivo suficiente para que o mercado passe a apostar em artistas da Ásia ou da América do Sul.


Segundo a pesquisa, as gravadoras e os selos fonográficos têm investido nesses dois continentes por acreditar que a “próxima Lady Gaga” poderá ser revelada na Coreia do Sul – onde o K-pop vive um momento de franca ascensão – ou em algum país sul-americano. Os executivos da indústria musical estão com foco no mercado musical de países como Japão, China, Índia, Rússia e Brasil . O motivo de tal interesse é a crescente perda do mercado nos Estados Unidos e na Europa.

Em declaração ao jornal britânico The Independent, o diretor-executivo do Universal Music Group, Max Hole, disse acreditar que os artistas latinos e asiáticos dominarão o mercado nas próximas décadas.

“O foco da indústria musical nos últimos 40 anos tem sido nos dez maiores mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, etc. Nos próximos 30 anos ele vai mudar para mercados emergentes, e isso é muito empolgante para nós”, teorizou.

“A popularização de tablets e smartphones nos permite, pela primeira vez, nos comunicar com milhões de consumidores em diversas partes do mundo que nunca alcançamos antes. Estamos tendo lucros em regiões como Vietnã, Cambodia, África e Peru”, ratificou.

Autor: Washington Pereira
Washington Pereira Faço playlist por encomenda no Spotify. Disléxico, blogueiro, desenhista e estudante de Sistemas de informação pela a UFMT

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