Durante a faculdade, teria se apaixonado por uma sérvia, Mileva Maric, com quem viria a se casar e ter três filhos. A dedicação exigida pela ciência fez com que o gênio se afastasse. Para salvar o casamento em nome dos filhos, Einstein fez uma lista com algumas condições para continuar ao lado dela.
#01. Você irá certificar-se que as minhas roupas e lavanderia são mantidas em ordem, que eu irei receber minhas três refeições regularmente no meu quarto, que o meu dormitório e minha sala de estudo serão mantidos limpos e, especialmente, que a minha mesa será usada apenas por mim;
#02. Você vai renunciar a todas as relações pessoais comigo. Especificamente, você vai renunciar: a se sentar ao meu lado, sair e viajar comigo.
#03. Você vai obedecer aos seguintes pontos: não vai esperar qualquer intimidade de mim, nem vai me censurar de forma alguma; vai parar de falar comigo se eu pedir; vai sair do meu quarto de estudo imediatamente, sem protesto, se eu pedir; vai se comprometer a não me menosprezar na frente dos nossos filhos, seja através de palavras ou comportamento.
No entanto, as condições não foram respeitadas e o casamento melou. Para se livrar da esposa Einstein prometeu a ela que se aceitasse o divorciar-se quando ganhasse um Nobel, o dinheiro do premio seria dela. Maric aceitou a proposta e Einstein cumpriu a promessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário