Eminem é o artista com o vocabulária mais rico, até mesmo para Bob Dylan e Beatles

Essa notícia é daquelas que nos faz questionar até onde vai a sanidade de pesquisas como esta. A música popular tem sido pesquisada sob diversas óticas nos últimos anos. E a mais recente descoberta, realizada pela empresa Musixmatch, aponta que os rappers Eminem, Jay Z, Tupac e Kanye West teriam um vocabulário mais rico que ninguém menos que Bob Dylan, tido como um dos maiores compositores do século XX, se não o maior.

O estudo foi inspirado por um estudo focado exclusivamente nas letras do hip-hop, porém a Musixmatch expandiu os dados para 99 dos artistas que mais venderam discos de 25 gêneros diferentes. Como os artistas não são semelhantes, o estudo limitou o estudo a 100 músicas mais densas de cada cantor.

O resultado mostrou que Eminem tem o vocubulário mais extenso, com 8818 palavras, quase 2000 a mais do que o segundo colocado, Jay-Z (6899). Tupac (que morreu em 1996 aos 25 anos) ficou com a terceira colocação, com 6596 palavras.



O estudo mostrou que no top 6, cinco artistas com mais vocabulário são do hip-hop. O quarto lugar ficou com Kanye West, que usou 5609 palavras. Em quinto lugar ficou Bob Dylan que usou 4883 palavras em suas composições.

A lista aponta nomes como The Black Eyed Peas em 6º , Julio Iglesias em 7º e Andrea Bocelli em 8º, Prince (11º), Pink Floyd (18º), R.E.M. (21º), Madonna (24º), Queen (36º), Taylor Swift (40º), Rihanna (49º) e Led Zeppelin (62º).

E pasmem. Os Beatles pegaram apenas a 76º posição. O que ratifica que ter popularidade não significa a necessidade de se ter um vocabulário extenso. Já o último lugar, curiosamente ficou com o saxofonista Kenny G, que só usou 809 palavras em suas músicas – vale lembrar que a maioria delas são instrumentais.

Para quem disse ou achava que hip-hop/rap é uma cultura pobre, podemos observar que esses dados dizem completamente ao contrario.


Autor: Washington Pereira
Washington Pereira Faço playlist por encomenda no Spotify. Disléxico, blogueiro, desenhista e estudante de Sistemas de informação pela a UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário