Esclarecendo a História do Rock Cristão


O Rock tem seu inicio no final da década de 40 e no inicio da década de 50 nos subúrbios dos EUA. Tem como base o Blues (Gênero criado por negros. O gospel rapidamente aderiu a esse ritmo), e em conjunto com a música Country e a Rhythm and Blues. Tem como características um canto simples, aberto e de ritmo alucinante.

Em 1958 um compositor de Blues, que não fazia sucesso por ser branco, juntou elementos dos 3 ritmos criou uma música chamada Rock Arround The Clock. O seu nome era Bill Halley e ele tocava com um conjunto chamado The Comets. O disco se chamava The Rock. 


A novidade agradou e diversos cantores Gospel ou de Blues aderiram ao novo ritmo, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard. O balançar que eles acrescentaram trouxe o 'N Roll'. 

O Rock Cristão surgiu nos meados dos anos 60, acompanhando as tendências musicais dos anos 60 e o movimento Hippie. Muitos dos primeiros grupos eram integrantes do Jesus Movement, movimento que surgiu no rastro da contra-cultura hippie e que buscava oferecer uma perspectiva de vida cristã aos jovens desestimulados com as propostas de paz e amor baseados em drogas e sexo livre.

As primeiras bandas foram mal recebidas pelas igrejas protestantes, pois o Rock era tido como "música do diabo" e associado com um comportamento socialmente repreensível.

Com o tempo a música foi ganhando credibilidade por, entre outros motivos, ser meio de aproximação dos jovens ao cristianismo.

A partir dos anos 1980 as bandas do Rock cristão foram gradualmente se contextualizando e angariando uma aceitação do público protestante cada vez maior

Começaram a atrair o interesse da mídia e de gravadoras seculares, conseguindo grandes contratos, maior exposição e sucesso internacional. Muitas bandas novas surgiram e continuam surgindo, consolidando o gênero e dissociando-o cada vez mais do seu ambiente eclesiástico original.


O Dia Mundial do Rock surgiu à partir de um show beneficente, o Live Aid, que foi realizado no dia 13 de julho de 1985, para combater a fome na Etiópia, onde reuniu grandes nomes do rock da época, incluindo a Banda U2, que utiliza mensagens positivas, e até cristãs, independente de religiosidade!


No brasil à partir da década de 80 que o rock cristão foi aceito, quebrando barreiras, e se tornando uma ferramenta de evangelização universal, agradando aos jovens, e aos que curtem esse tipo de som, surgindo assim as primeiras bandas, como Oficina G3, Resgate, Fruto Sagrado e outras.

Autor: Washington Pereira
Washington Pereira Faço playlist por encomenda no Spotify. Disléxico, blogueiro, desenhista e estudante de Sistemas de informação pela a UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário