Mauricio Soares, Diretor da Sony Music Gospel da dicas de como chamar a atenção no mercado fonográfico.

Há alguns dias atrás, Mauricio Soares direto da Sony Music Gospel, jornalista, publicitário e que recebe mais quase 50 vídeos diariamente só para dar aquela "olhadinha" com carinho. Postou em seu blog (Observatório Cristão) dicas elaborados pelo o próprio de como chamar a atenção das gravadoras nesse mercado fonográfico, extremamente competitivo.

Entendendo que nem todo mundo tem a maravilhosa oportunidade de se apresentar para um profissional de gravadora, ou mesmo para alguém que conhece o vizinho, que tem um tio dono de um posto de gasolina onde alguém que trabalha numa gravadora abastece seu carro, então posso dar uma dica importante que funciona não só aqui no Brasil, mas em toda essa aldeia global em tempos de internet. No Brasil, já temos artistas que foram contratados por selos e multinacionais a partir do sucesso viral de vídeos postados de forma descompromissada no YouTube e sites do tipo. Talvez uma das mais conhecidas seja a jovem Mallu Magalhães que tornou-se fenômeno de views até chamar a atenção da mídia e de uma gravadora de grande porte. No exterior, entre tantos nomes que hoje estão no topo, Justin Bieber, astro da música pop teen foi alçado ao estrelato a partir de vídeos postados na web. E como não destacar o sucesso meteórico da dupla “Para Nossa Alegria” que depois de milhões de views e tornarem-se um MeMe no Brasil, foram contratados por uma gravadora gospel e hoje têm se apresentado até em congressos de pastores pelo país.

Também foi pela web que descobri alguns jovens artistas que hoje estão fazendo um som bem diferenciado nas plagas gospel. Como já comentei em outros textos, um dos referenciais que os profissionais de gravadora utilizam para analisar e deter-se sobre um ou outro artista desconhecido é justamente a quantidade de visualizações de seus vídeos na web. O que estou querendo dizer é que não adianta mais enviar CDs, bombons, flores, camisetas, chaveiros e todo tipo de material de apresentação para o departamento artístico de uma gravadora. Simplesmente mande um link de um vídeo que realmente possa valorizar o seu trabalho! E “valorizar o trabalho” não significa um vídeo clipe gravado por Spike Lee ou coisas do gênero. Estou falando de um vídeo de boa qualidade, principalmente de áudio, com uma boa canção (inédita, de preferencia) e onde o artista possa explorar ao máximo seu estilo e talento.

Agora vamos à lista do que deve ser “poupado” de um vídeo:

1) Por mais que o vídeo seja caseiro, você não pode gravar o material como se tivesse acabado de acordar … nada de pijama, cabelos desgrenhados ou coisas do tipo. Lembre-se que não há ‘secreto’ em se tratando de web, ou seja, postou na rede, então tornou-se público e como tal, todo tipo de mico vai ser devidamente assistido pela patuleia. Você não precisa ir num salão de beleza ou contratar um make-up hair top de linha, mas também não precisa se apresentar igual a uma medusa com seus cabelos esvoaçantes!

2) Atenção para a locação da gravação do seu vídeo! É impressionante como tem gente gravando vídeos tendo ao fundo aquela parede vermelha mais descascada do que paulistano em férias no Nordeste. O mínimo de qualidade na locação é imprescindível! Nada de gravar na cozinha, no quarto com aqueles pôsteres da Hello Kitty ou mesmo no sofá da sala que já está com os dias contados. Tente gravar num local onde o maior destaque vá ser justamente sua performance e não aquele vaso de plantas de plástico de funerária.

3) Num vídeo musical, o que se espera, no mínimo é que a música seja boa e principalmente audível! Não adianta convidar o Eric Clapton para te acompanhar se no fim, o som é uma mescla de ruídos e microfonias. Muita atenção para o nível de qualidade do áudio!

4) Também merece atenção especial a qualidade do músico que está acompanhando e executando a canção. Se o músico só está no vídeo porque é o dono da câmera ou quem teve a ideia da gravação, então é melhor deixar a gravação de lado até que alguém que realmente vá te favorecer apareça. Já tive oportunidade de assistir a um vídeo onde o músico acompanhante tocava apenas dois acordes num ritmo digno da marcha fúnebre (a música original era um pop rock) e no meio da performance, o cantor começou a fazer cara de aborrecido por estar perdendo feio no dueto (ou seria duelo?). A briga foi feia!

5) Mesmo não falando de clipes, o ideal é que o vídeo seja registrado por alguém que tenha um mínimo de noção de filmagem. O resultado é sempre superior. Mesmo de forma despretensiosa, quanto mais bem acabado for o vídeo, mais chance dele se destacar em meio a zilhões de outros vídeos ele terá! Qualidade nunca é demais! Guarde essa dica para boa parte de sua vida!

6) O melhor marketing nestes casos é o boca a boca, ou melhor, em tempos web, a divulgação entre as redes sociais. O ideal é que você mobilize o máximo de amigos para juntos promoverem o vídeo em questão num autêntico marketing de rede. Mas isso é tema de um outro texto. Por ora ficamos nestas dicas mesmo!

Vale lembrar que estas regras citadas acima, são de acordo com o ‘manual de bom senso e experiência do marketing.’ No entanto, como vivemos num mundo volátil, meio doido e sem tendências definitivas, temos casos clássicos de sucesso na web utilizando-se exatamente das ‘técnicas’ apresentadas, mas não sugeridas no texto. Talvez uma das grandes provas dessa loucura seja exatamente os sucessos do “Para Nossa Alegria” e aquela Stephanie do Crossfox, sucesso na web há alguns anos atrás. Agora a decisão é sua, optar pelo vídeo tosqueira total ou então em fazer algo realmente de qualidade. Se a sua opção for a primeira, por favor, só não me mande o link.

Mauricio Soares

Autor: Washington Pereira
Washington Pereira Faço playlist por encomenda no Spotify. Disléxico, blogueiro, desenhista e estudante de Sistemas de informação pela a UFMT

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